Conheça: tipos de tecidos

Existem diversos tipos de tecidos, um para cada ideia, por isso a escolha para a confecção é essencial para o sucesso de uma peça de vestuário. Entenda as diferenças e conheça as possibilidades no mundo dos tecidos.

Postado no dia em Curiosidades

Curiosidades

O processo de escolha do tecido pode levar uma roupa ao sucesso ou ao fracasso, pois é característica essencial em uma peça de vestuário, responsável pelo caimento, conforto, acabamento e beleza.

Para desenvolver uma peça de roupa, é necessário conhecer as características do tecido e suas finalidades, para que a escolha seja a ideal para determinado tipo de uso, ocasião e estilo.

tipos-de-tecido.jpg

Por isso, listamos aqui em ordem alfabética, os principais tecidos com os quais trabalhamos, conhecemos e indicamos para personalização. Conheça e entenda qual é o melhor para a sua ideia:

• ALGODÃO

O tecido de algodão é conhecido por sua forma natural, conforto, aspecto rústico e resistência. Perfeito para todos os ambientes de sua casa ou escritório.

• BRIM

O brim é o mais indicado e utilizado na confecção de uniformes para diversos profissionais de áreas distintas, principalmente mecânicos, auxiliares de limpeza e pessoas que trabalham na área química. Também é utilizado para confeccionar mochilas por exemplo, e pode receber várias cores diferentes.

• DRY

O Art Dry (também conhecido como Dry Fit) é um dos tecidos mais utilizados e conhecidos do mercado têxtil. É um tecido liso e leve amplamente utilizado na confecção de vestimentas esportivas como camisetas e shorts. Ele é capaz de absorver o suor e permitir maior mobilidade de movimentos, por isso é bastante procurado no ramo fitness.

• ELASTANO

Mais conhecida como Lycra, é uma fibra sintética elástica encontrada em vários tecidos, que mesmo em pequenas porcentagens – de 1% a 5% – já aumentam o conforto a quem veste a peça. É utilizada com maior frequência na moda praia e lingerie.

• JEANS

Algumas pessoas acham que são a mesma coisa, mas brim e jeans possuem algumas diferenças. As peças em jeans são confeccionadas com o denim, um tipo de algodão de origem francesa e que possui o tom azul "blue jeans" e que não recebe muito bem corantes, por isso a cor que aparece é superficial.

• MEIA MALHA

Tecido leve que se molda bem ao corpo e também proporciona bom caimento e maior durabilidade. É uma malha com toque macio e suave, possibilitando confeccionar produtos confortáveis de qualidade com durabilidade, como camisetas, pijamas e lençóis.

• PIQUÊ

Tecido feito de algodão puro ou misto que possui trama feita em tear de maquineta. Possui pequenos padrões geométricos salientes e é utilizado geralmente na confecção de roupas leves e camisas.

pique.jpg

• POLIAMIDA

A poliamida foi a primeira fibra sintética desenvolvida e tem como características a alta resistência, fácil lavagem, resistência ao "amarrotamento", baixa absorção de umidade, toque agradável e secagem rápida. Uma grande vantagem da poliamida em relação ao poliéster por exemplo, é o toque mais sedoso e melhor transpiração.

• POLIÉSTER

É uma fibra sintética feita a partir de derivados do petróleo, que pode até formar um tipo de imitação de seda quando misturada com outros fios.

• SUPLEX

Composto por 86% de poliamida e 14% de elastano, é um tecido flexível, macio, bastante resistente e com ótimo caimento, também bastante utilizado na confecção de roupas esportivas.

• VISCOLYCRA

Consiste em uma fusão de fibra de viscose com elastano. A fibra da malha normalmente é confeccionada com cerca de 90% de viscose e 10% de elastano, que é o responsável por promover elasticidade e caimento leve ao tecido. Essa fusão é o que garante uma malha leve e confortável, muito usada nos países com climas quentes.

Agora que você conhece alguns dos tecidos mais utilizados em vestuário, pode desenvolver suas ideias! Quer saber mais sobre algum outro tipo de tecido? Ou orientação para suas criações? Entre em contato conosco clicando aqui.

< Voltar

Leia Também

15.05.2018

A EVOLUÇÃO DA CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

O visual dos uniformes das seleções de futebol sempre nos chama a atenção, pois faz parte do nosso trabalho acompanhar as novidades, tendências e mudanças no design das camisas que vestem jogadores, torcedores e fãs do esporte. Conheça a evolução das camisas.

11.01.2018

Certificação ISO 9001:2015

A Braffix conquistou o certificado para o seu Sistema de Gestão da Qualidade segundo a Norma ISO 9001:2015, concedido pela Bureau Veritas, líder mundial em serviços de certificação.