Processo de desenvolvimento de nova coleção

Uma etapa importante de toda empresa é o processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos, que podem ser feitos em forma de coleção. Na área da moda e da criatividade, é necessário ter muita pesquisa e etapas bem definidas a serem seguidas.

Postado no dia em Mercado

Mercado

O processo de desenvolvimento de uma coleção faz parte da organização e planejamento de novos produtos, não necessariamente apenas na moda, mas também para qualquer outro tipo item novo a ser lançado. Requer organização, concentração, boas referências e muita colaboração para chegar ao resultado ideal.

Desenvolver uma coleção não é somente juntar informações, pois a coleção geralmente deve contar uma história e ter uma temática central, onde os itens inseridos devem se complementar.

Estas são as etapas do processo de desenvolvimento:

1. Pesquisas e análises

Antes de qualquer coisa, é importante pesquisar: qual o perfil do público-alvo? Quem são os concorrentes? Quais as tendências de mercado? E as técnicas de estamparia e costura, materiais disponíveis? Há alguma inovação tecnológica que possa ser aproveitada?

pesquisas-desenvolvimento.jpg

Com muita informação e dados em mãos, começam as definições de como e onde seguir.

2. Escolha do tema

Com os dados de público-alvo e concorrentes em mãos, é o momento de escolher um tema que guiará a coleção! Nessa fase não existem regras determinantes e a temática escolhida pode variar bastante. Quanto mais original for o tema, mais original também será a coleção. Nessa fase o criador pode se utilizar de diversas ferramentas de pesquisa: livros, viagens, fotografias, histórias contadas… os melhores temas recheados de referências diversas e se completam em um assunto só. Quando o tema estiver definido é feito um briefing, que é o resumo de todas as pesquisas feitas e contém as informações necessárias sobre os produtos.

3. Visualização do tema

Depois do tema ser definido é preciso transformá-lo em painéis de inspiração. Podem ser feitos diversos painéis, conforme a necessidade. No painel central do tema, por exemplo, devem conter imagens fortes que representem de maneira clara a temática escolhida, e dessas imagens pode ser retirada a cartela de cores e palavras-chave para a coleção. Outra cartela necessária é a de materiais, onde são apresentados os materiais a serem usados na coleção, como tecidos, aviamentos, detalhes, e outros.

4. Rascunho

Com todas as cartelas definidas, é hora de rascunhar as peças da coleção! Alguns preferem definir o mix de produtos antes de começar a desenhar, ou seja, quais e quantos itens serão inclusos na coleção, por exemplo: 5 vestidos, 3 camisas, 2 saias, 3 bolsas…

rascunho-roupas.jpg

Os desenhos podem ser feitos de diversas maneiras e técnicas, a mão no papel ou no computador, o importante deixar a criatividade livre e gerar diversas alternativas para cada item da coleção, pois nem sempre a primeira ideia pode ser a melhor. É nessa fase que o tema é transformado nas formas que terão os produtos dessa coleção.

5. Peça piloto ou protótipo

Depois de escolhidos os desenhos que farão parte da coleção, é preciso transformar a ideia em algo real, e então é feita a modelagem (no caso de roupas) e a peça piloto de cada produto. Isso é necessário para ver se tudo o que foi desenhado é viável de ser executado na prática e para que sejam feitos alguns ajustes necessários. Nessa fase a coleção pode sofrer diversas modificações, pois algo que estava lindo no desenho pode não ficar tão bom quando confeccionado, e isso garante que a produção não terá problemas.

6. Produção e divulgação

Com os protótipos aprovados, a produção da coleção pode ser executada e feita a divulgação! Escolher e definir uma linha de comunicação para apresentar a coleção ao público é extremamente importante também, pois é o que vai orientar e garantir boas vendas e resultados satisfatórios!

Gostou desta informação? Nós da Braffix estamos sempre em busca de novidades e inovações no mercado têxtil e da moda. Tem alguma dúvida, sugestão ou solicitação? Entre em contato conosco!

< Voltar

Leia Também