Perfil do consumidor de moda

Entender o cliente e saber interpretar seu comportamento no momento de compra é uma ação importante que toda empresa do ramo de moda e vestuário deve fazer, para estar sempre em alerta com as novidades, possíveis ameaças e oportunidades de mercado.

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Conhecer os clientes da sua empresa e interpretar o tipo de comportamento que eles têm, são ações importantíssimas para otimizar o atendimento, serviço e produtos que são oferecidos a eles. Nós, da Braffix, estamos sempre em dia com as informações relevantes e novidades de mercado. Este tipo de processo faz parte de uma estratégia ideal para ter feedback - saber se o produto está sendo bem aceito - e também para prever o que pode ocorrer no futuro, seja um possível problema ou ameaça, uma crise ou também boas oportunidades para expandir e aumentar vendas.

Você conhece o perfil do consumidor de moda e vestuário?

Se não conhece, é importante começar a entendê-lo, e temos algumas informações valiosas para te ajudar nisto.

O segmento de moda é um ramo do mercado que, mesmo em meio à crise, consegue manter-se firme, de certa forma. Um estudo realizado pelo SEBRAE, que analisou o comércio varejista, identificou que os artigos de vestuário encontram-se na quinta posição entre os itens com maiores gastos das famílias brasileiras. Em média, cada família gasta R$ 118,20 por mês com produtos desse segmento, ficando atrás das despesas com habitação, alimentação, transporte e saúde.

Todo mundo precisa se vestir, mas também uma peça de moda traz mais benefícios do que apenas o básico: ela promove o bem estar e aumenta a autoestima das pessoas, além de ser uma opção para presentear.

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Os 4 tipos de perfis de consumidor de moda e vestuário

De acordo com o Estudo de Comportamento de Compra do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), de 2012, é possível identificar quatro perfis distintos de consumidores de vestuário:

O FUNCIONAL: 50,7%

Escolhe suas compras de acordo com o que já possui, geralmente compra em épocas de liquidações;

O SEGUIDOR: 36,8%

Gosta de moda e está sempre seguindo as novidades do mercado;

O INDEPENDENTE: 8,5%

Consome roupas e acessórios somente em último caso, é impulsionado apenas pela necessidade;

O MULTIPLICADOR: 4%

É o primeiro a adquirir novidades, lê e se informa sobre moda, gosta de consumir marcas e seguir tendências.

Mais da metade dos consumidores (51,3%) se lembram de quanto gastaram em sua última compra de peças de moda. Outra informação importante é a de que o perfil que tem maior gasto pessoal médio são os multiplicadores, acompanhados pelos seguidores.

Agora que você conhece os perfis, consegue identificar os grupos de clientes que se encaixam nestes tipos de comportamento de consumo? É um exercício legal para a sua empresa conhecer melhor seu público-alvo.

Segundo o mesmo estudo do IEMI, o perfil do poder de compra dos consumidores, de acordo com a classe de renda, é dividido da seguinte maneira:

Classes A e B1: 29%

Classes B2 e C: 64%

Classes D e E: 7%

Ao avaliar o perfil dos consumidores de acordo com o gênero, o levantamento constatou que 58% são mulheres e 42% homens. Já a faixa etária está concentrada entre os 25 e 44 anos, correspondendo a aproximadamente 63% dos consumidores.

Estas informações são bem interessantes para identificar como seus clientes se comportam em relação ao segmento da moda. Manter as novidades sempre em dia e ficar de olho nas tendências são ações básicas que toda empresa de moda deve ter em sua rotina.

Se você tem em mente uma ideia e quer transformá-la em um produto do ramo de moda e vestuário, entre em contato conosco e teremos o prazer em te ajudar a encontrar uma ótima forma de executar o seu projeto. Para entrar em contato com nossa equipe, clique aqui.

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