O Dia Nacional do Futebol

A paixão nacional do país do futebol tem dia para comemoração! Conheça a história do esporte e como ele chegou ao Brasil e arrastou multidões em torcidas, prática e um grande amor pelas camisas de inúmeros times por todo território brasileiro.

Postado no dia em Esportes

Esportes

É no dia 19 de julho que se comemora o Dia Nacional do Futebol! Por ser um esporte tão apreciado e praticado, principalmente no Brasil, não poderíamos deixar a data passar em vão.

A escolha do dia 19 de julho foi feita pela CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. O esporte chegou ao nosso país um pouco antes, em 1849, através de Charles Miller, um esportista que estudou na Inglaterra, aprendeu as técnicas futebolísticas e as trouxe para cá. Na verdade, a origem do esporte se deu por volta dos anos 2.600 a.C, na China e era praticado por oito jogadores em cada time, num campo de 14m. Era costume, após guerras, chutar os crânios ou cabeças dos inimigos derrotados e com o passar do tempo, as cabeças foram substituídas por bolas de couro, as quais deveriam ser chutadas pelos soldados chineses entre duas estacas cravadas no chão, as traves. Formavam-se duas equipes e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro das estacas. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma “bola recheada feita de couro” (chu).

bolachuteira.jpg

Mas foi com apenas uma bola, uma agulha, uma bomba de ar e um uniforme que Charles Miller conseguiu divulgar o futebol que logo acabou se tornando paixão pelo povo, que usava o esporte como forma de se distrair, brincar e recrear com outras pessoas.

A prática do esporte foi crescendo e se disseminando cada vez mais, até que as primeiras regras começaram a ser criadas pela associação de futebol de Londres. Inicialmente foram elaboradas 13 regras, que com algumas necessidades posteriores passaram a ser 17.

Em 1885 o esporte passou a ser profissionalizado, de tanto que sua prática foi estimulada, assim como o aumento de sua prática, com evolução técnica e tática. Após a popularização pelo mundo inteiro, foi criada uma organização internacional para coordenar os interesses voltados para o esporte, a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association.

O futebol só foi crescendo e crescendo, atingindo mais pessoas, jogadores, torcedores e fãs ao redor do mundo! Não há uma pessoa que não saiba jogar futebol, não é mesmo?

No Brasil, as modalidades futebolísticas foram divididas em futebol de campo, futebol de quadra (também conhecido como futsal ou de salão) e futebol de areia (ou beach soccer), cada um com suas regras específicas. Outra forma de jogar é o futebol de botão, feito num tabuleiro e jogado por duas pessoas, mas reproduzindo as mesmas regras.

futebol1.jpg

Com tantas pessoas jogando, foi-se criando também muitos times, e para competirem entre si, os campeonatos! Estes acontecem em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional e alguns ainda são subdivididos em série A e B, primeira e segunda divisão.

Hoje em dia, cada pessoa elege um time do seu coração, por quem torce e vibra muito em todos os jogos. A indústria do futebol cresceu tanto que hoje abrange um mercado muito grande, envolvendo grandes marcas de moda esportiva, moda casual, patrocinadores gigantes e muitos outros ramos para o público consumidor que é capaz de fazer de tudo pelo seu querido time de futebol!

Sempre é um bom momento para aproveitar o mercado do futebol, então não perca tempo! Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções em personalização.

< Voltar

Leia Também

14.05.2018

Como aproveitar a Copa para vender mais

Material exclusivo com dicas e ilustrações para divulgação da sua marca, aproveitando a Copa do Mundo para fazer uma goleada de vendas!